VALENEWS PEDREIRAS || DAS MEMÓRIAS AFETIVAS AO EMPREENDIMENTO DE SUCESSO

Das memórias afetivas ao empreendimento de sucesso: Carloanda Saturnino transforma vidas condimentando-as por uma alimentação saudável.


Manter uma vida saudável é um desafio constante, especialmente em meio à agitação da vida moderna. A busca por um estilo de vida mais saudável envolve superar obstáculos relacionados à alimentação, atividade física e bem-estar mental.  

 

E de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 80% das doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com mudanças no estilo de vida.

 

Do interior do Maranhão, vem a nossa história sobre mudança de hábitos alimentares. 

 

Na infância, a mãe da (até então) pequena boleira, fazia sucesso na cidade, com suas doçuras que adornavam a historia de tanta gente, dentre casamentos e aniversários. Carloanda confessa que o inicio da absorção do legado não foi tão “saboroso” assim:


“ A gente tinha que fazer bolos até nos finais de semana, e isso nos frustrava muito, esperávamos a semana toda para ir brincar, sair, e nunca dava certo. E ela (mãe) sempre me acordava cedo pra ir ao mercado fazer compras, só por eu ser mais organizada que minha irmã”.

 

Mas a “indignação” deu lugar a admiração, e entre ingredientes e cálculos de trocos, a propensa empreendedora fermentava o sonho de sua independência, inspirada em sua própria mãe, que mesmo tendo a renda da casa garantida por seu altivo pai, buscava ter sua própria renda. E assim, Carloanda pôs suas próprias mãos na massa e deu seus primeiros passos: cozendo bolos.



Tem um ditado que diz “Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos”, e as primeiras fornadas rumo à sua emancipação financeira lhe causaram indigestões. As dificuldades acontecem até os dias de hoje, ressalta Carloanda, que rememora os desafios no inicio de sua jornada justificada pela pouca experiência: 

 “Ser mulher por si só, já foi uma dificuldade, por não acreditarem em minha capacidade, além de temer o ‘novo’, que eram como os procedimentos aconteciam, coisa que minha imaturidade na época, me trazia de bandeja.”. 




Dentre inúmeras idas e vinda em sua diária sessão de crossfit, criou coragem e foi vender seus produtos aos colegas de treino. Depois de empunhar muita força de vontade em cada marmita vendida, sentia que era lá, onde começaria a surgir os primeiros admiradores de sua futura marca, e o mais importante, foi naquele lugar veio o “insight”: Quero crescer mais! Mas como?

 


Então o interesse dos clientes pelas informações contidas nas receitas de cada bolo, foi fazendo com que os ingredientes se tornassem, aos poucos, em mais opções de produtos a se comercializar. Dos iniciais 67 itens vendidos a granel, hoje já somam mais de 300 iguarias a disposição para a clientela. Mas ainda sim, mesmo com o tiro certeiro de “vender energia e saúde” pra crossfiteiro, ela pensou: como vou saber se o que estou fazendo está me levando para o caminho certo? Aí foi que o SEBRAE entrou nessa receita.  



Em pesquisa realizada pelo SEBRAE entre 2018 e 2021 mostra que 29% dos MEIs fecham as portas após 5 anos de atividade, e dentre esses, tinham menor experiência no ramo e menos iniciativa para se aperfeiçoarem.

 

O SEBRAE em parceria com a Sala do Empreendedor (em Pedreiras - MA, mantida pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura), oferece cursos disponibilizados nas mais diversas áreas do empreendedorismo, e é responsável pela formação de tantas outras MEIs, e MEs. Segundo relatório realizado pela Sala, só em 2023 foram mais de 450 certificados emitidos entre cursos, palestras e oficinas, totalizando mais de 570 participantes das ações.

 

Com Carloanda não foi diferente, entre as inúmeras oficinas e cursos, enfatiza a importância dos conhecimentos adquiridos com o SEBRAE através da Sala do Empreendedor, e explica duas ferramentas de conhecimento fundamentais que adquiriu: Precificação e Ficha Técnica.

 

“O SEBRAE é o remédio pras muitas dores que o empreendedor tem. Ele te direciona, te dá ferramentas e acessibilidade, pois é caro ter esse de forma particular, sem falar na qualidade dos profissionais. Eu pensei ‘tenho que deixar de ser informal preciso ter um sistema, e gerir de uma forma mais assertiva’. Das coisas que aprendi, eu já ensino, por exemplo, a precificar os produtos. E exemplificando pra você, a ficha técnica discrimina de forma individualizada cada item, e calcula os custos operacionais, e a margem de lucro. Por isso eu vivo dizendo que eu ganho dinheiro com produtos que o SEBRAE me ensinou a fazer.” (no áudio da entrevista ouvese, como um gesto de enfatizar a afirmativa, o som de uma batida de mão fechada na mesa, que vibra pratos e talheres). 



Por tudo isso, a empreendedora visualiza dois crescimentos primordiais em sua vida: A loja Empório Saturnino, e seu crescimento como profissional de consultoria de alimentos, aumentando sua credibilidade e receita na loja. Com tanto progresso, vieram a geração de empregos, e o compartilhamento de conhecimentos com os funcionários da loja. Sua satisfação pessoal também é advinda dos relatos positivos de clientes que externam elogios pela qualidade do atendimento e dos produtos:

 

 “Tem mães que chegam a mim com relatos emocionados, pelo fato de estarem desacostumando seus filhos ao uso do ‘grande vilão’ o açúcar, e adotando a pratica do uso de adoçantes. Nós atendemos pessoas que não podem consumir açúcar, e intolerantes à lactose e glúten, dentre outras restrições alimentares, E outra! Não é só sobre os produtos. O nosso espaço tem sido frequentado por clientes que não poupam comentários sobre o bem estar de visitarem nossa loja, e isso gera uma conexão com eles, e tem gente que vem só pra conversar com a gente.” 



Descartando qualquer “romantismo” no empreendedorismo, Carloanda deixa claro em sua resposta final que, não é fácil empreender, que é tentador a ideia de desistir, mas ao mesmo tempo, os desafios te fazem enxergar um verdadeiro proposito de vida.

 

“ É surreal quando você consegue ver seu verdadeiro proposito de vida, e entende que sua missão de ajudar as pessoas está conectada com os seus sonhos, você consegue perceber que a tristeza e o cansaço e a desmotivação não são nada diante da grandeza de como você se sente parte importante na vida das pessoas.”.  

 

Texto e Fotos: Glênio Mesquita

 

Da Redação:

VALE FM DIGITAL

www.radiovalefm.net.br

Pedreiras - Maranhão